Esporte e Lazer

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Controle Remoto de 8 Canais via PC

O circuito mostrado serve para o controle de cargas à distância, robôs, etc.

Escrito por: Daniel Nery Bonadio

Link Original

O circuito mostrado serve para o controle de cargas à distância, robôs, etc. O princípio de funcionamento desse aparelho está na retirada do sinal de controle da porta paralela, acionando um CI gerador de tons DTMF (Dual-Tone Multiple-Frequency) e, em seguida, aplicar o tom em um transmissor de ondas curtas de 1 W, o que garante um alcance de alguns quilômetros. Eventualmente, pode-se encontrar esse circuito integrado em telefones que tenham a função fone, assim como o cristal de 3,58 MHz.
O receptor é formado por duas partes: um receptor comercial que tenha a faixa de ondas curtas e um reconhecedor de tom DTMF ligado a um decodificador 4028 em que se retira o sinal em duas saídas. O fato de utilizar-se tons DTMF nessa aplicação torna o circuito mais confiável do que equivalentes que usem um PLL como LM567. O sinal para acionamento é obtido da própria saída de fone de ouvido do receptor. Não é necessário conhecimento de programação para se operar o circuito pelo computador, uma vez que existem programas prontos para o comando da porta paralela, como é o caso do Relais Timer que pode ser baixado de www.hardwarese crets.com/article/233/5. Com ele pode-se acionar individualmente cada uma das 8 saídas da porta paralela.

Ajustes
:

Ligue o transmissor à porta paralela do notebook e execute o programa de modo a acionar um canal do transmissor. Coloque um fone de ouvido na saída de fone do receptor comercial até sintonizar um tom sonoro no fone. Um medidor de intensidade de campo pode ser usado para se obter o melhor sinal. Ao se conectar o circuito reconhecedor ao rádio, a entrada acionada do transmissor levará ao nível alto a saída correspondente do receptor. Se for utilizado um transistor de menor potência no transmissor, como um 2N2218, teremos menor alcance, mas o consumo também será menor.

As bobinas têm suas características dadas junto ao diagrama para uma operação em 7 MHz. As saídas do CI 4028 podem ser usadas para acionar relés, Power MOSFETs, flip-flops e outras cargas. A fonte deve ter excelente filtragem e para o transmissor deve fornecer pelo menos 1,5 A. Pode-se usar o transmissor sem o computador, conectando-se chaves de acionamento comuns em lugar do DB25.




Comentário:

Este circuito é bastante interessante pela gama de aplicações práticas que pode ter, desde automação até robótica. A facilidade e acesso aos sinais do PC pela porta paralela é a principal vantagem que esse projeto encontra, possibilitando também aplicações didáticas, uma vez que a programação fica em aberto.


* Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Fora de Série - Ano 19 - N° 132 - 2008.

Um comentário:

  1. ola amigos, eu achei o circuito muito interressante e estava pensando em ultilizar em um de meus projetos, para isso peço que me ajudem pois eu estou planejando montar um transmissor e receptor para ser usado em um aero modelo ( para eu controlar a longa distancia.) aqui fica o meu email para me mandarem ajuda, peço por favor que me ajudem pois eu estou perdido mesmo. email: samuelprilldealmeida@gmail.com

    ResponderExcluir

Informática

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Telefonia

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina